terça-feira, 24 de março de 2009

Bioetica e cuidados paliativos

Introdução

Bioética é considerado o estudo disciplinar entre os diversos campos da area biologica e filosofia ,visando investigar as condições necessárias para uma administração responsável do ser humano. Considerando questões onde não existe consenso moral definido.A OMS (Organizacao Mundial de Saude) define como bioética o uso criativo do diálogo para formular, articular e, na medida do possível, resolver os dilemas que são propostos pela investigação e pela intervenção sobre a vida, a saúde e o meio ambiente.
Com a redefinição de Cuidados Paliativos da OMS de 2002(como publicado anteriormente)
Os Cuidados Paliativos visam Valorizar as queixas e manter sob controle a dor e a sintomatologia associada. Para atingir o sucesso devemos avaliar caso a caso patindo do pricipio da individualidade.A morte deve ser encarada como processo natural da vida.
Os pacientes que nescessitam de Cuidados Paliativos são estimulados a manter uma vida produtiva e digna até a hora da morte.
Os cuidados paliativos não tem a função de retardar a morte e a realização de tratamentos desgastantes para o paciente e que não tenham bases cientificas devem ser questionados e discutidos com a família e médicos. Os Cuidados Paliativos tem o objetivo de melhorar qualidade de vida do paciente em questão.
Faz parte dos cuidados com o paciente garantir apoio psicologico e espiritual.Concomitante ao apoio o cuidador deve estabelecer com o individuo objetivos e ajudar a alcançar o sucesso .
O conflito da família em lidar com a doença do paciente e no luto deve ser objeto de estudo e reflexão.
A abordagem deve ser de forma multidisciplinar para não sobrecarregar e não tornar os cuidados como uma especie de responsabilidadede um só profissional A comunicação interdisciplinar é essencial.
O busca da qualidade de vida da pessoa nos ultimos anos de vida deve perseguir o bem estar fisico e mental e ser discutido com o proprio individuo.
Os cuidados devem ser oferecidos já no processo inicial da patologia e adequando no curso da enfermidade.Em estagios avançados o individuo pode carecer de uma estrutura integrada com hospitais e instituições comunitárias.
Os cuidados paliativos muitas vezes incluem tratamentos que provocam discussões no aspecto ético-moral . Atualmente existe asociações e sociedades de Bioetica e de cuidados paliativos para atravez de publicações diminuir as controversias da pratica cotidiana.

Conclusão
Referencias

↑ O que é bioética. Débora Diniz & Dirce Guilhem. Brasiliense, São Paulo, 2002, 69pp.
. Pessini L, Bertachini L. Humanização e cuidados paliativos. São Paulo: Editora do Centro Universitário São Camilo. Edições Loyola; 2004.

Nenhum comentário: