sábado, 3 de maio de 2008

A RETA FINAL

A RETA FINAL
(crônica sobre a iminência da morte no imaginário de um idoso)



Thaís Rocha e Póvoa

Mestranda em Gerontologia pela Universidade Católica de Brasília.
Disciplina Tópicos Especiais em Gerontologia.
Brasília, 02 de maio de 2008.

Mal é dada a largada e já, aqui a minha frente, a reta final. Venci?! Talvez...

Para muitos a vida passa rápido. Não sou uma exceção. Tão veloz foi a caminhada que nem percebi minhas forças se esvaindo, a pele enrrugando, a respiração acelerando e o coração descompassando.

O ninho que construí em companhia do meu amor está vazio há vários anos. Até mesmo ele já voou. Fiquei forte... Tentando me adaptar ao novo, aos inúmeros utensílios que me aconselhavam. Que tanta necessidade é vista nisso?! Que tanta modernidade!

Aprendi e desaprendi inúmeras vezes, mas não desisti. A vida não foi fácil. Por que seria agora?!

As lembranças mais claras são em preto e branco. Aqueles amigos... Dos poucos que restaram, alguns não me ouvem, outros praticamente sobrevivem. Será que assim também estou?

Ah, que tosse freqüente e perseguidora! Não há como despistá-la. Que tantas pílulas! Quantos médicos e exames! Mas pelo menos encontro meus filhos nos dias de consulta. Que vida acelerada a deles! Os netos, hiperativos... As netas, ao celular...

Sigo feliz, acredito, e o tempo passa lento.

Quadro a quadro espero o fim. É sim, o fim... Não serei agora incoerente com minhas conclusões. Não guardo esperança. É chegada a hora e ponto. Nada mais.

Não temo...

Bem ali ela me aguarda. A linha de chegada. O percurso foi tortuoso, cansativo, mas minha história aconteceu. Meus sentimentos existiram, foram reais. Ora duros, ora suaves. Isso não me será roubado, são meus.

Pra quem fica, sigam com sorrisos. Vale à pena!

Nenhum comentário: